Férias 2011 – Balanço final

Publicado: 31 de julho de 2011 em Viagens

Eu disse próxima vez no penúltimo post? Parece estranho pensar nisso quando nem bem terminamos mais uma experiência, agora registrada com as fotos, finalmente.

Foram 18 dias e um grupo de 18 pessoas. Que delícia lembrar cada momento agora, que só nos resta a saudade! Passada a fome, até a Korea ficou na lembrança como um lugar muito interessante. A princípio, houve aquele estranhamento geral da minha parte e o que pesou mais foi a alimentação. Só que, olhando as fotos e relembrando cada detalhe como o queijo com flores feito por nós e saboreado em seguida, o sabonete que também fizemos, andar de quadriciclo, conhecer a plantação de ginseng, aquele spa maravilhoso e outros tantos lugares tão diferentes dos nossos, descobri que o balanço final foi positivo. Embora não tenha sentido Seoul uma cidade receptiva aos turistas, senti que é um lugar que oferece aos seus moradores uma infraestrutura das melhores. E é nisso que todos deveriam se espelhar. Afinal, estamos só de passagem. A cidade é para seus habitantes e eles estão anos luz na nossa frente em muitas coisas. Quem dera cheguemos lá!

Qingdao, uma cidade litorânea da China também surpreendeu. Se fosse mais perto, seria um lugar delicioso para passar férias. Acho que nós só não nos sentiríamos em casa porque teríamos que nos adaptar a alguns costumes locais, principalmente no que se refere ao acesso às praias. O clima é delicioso e a cidade é muito diferente das outras que já visitamos na China.

Bali é um caso a parte – amor à primeira vista. Que lugar maravilhoso! A comida, a cultura, a arte e o clima só conspiram a favor e dá vontade de ficar. Como não foi possível, quem sabe voltar no futuro.

Finalmente Singapura, um lugar que agrada aos olhos. Lindo! Até as nossas câmeras, nada profissionais, conseguiram registrar a beleza que nossos olhos estavam vendo. Não tivemos oportunidade de conhecer o que ela tem de melhor que, segundo dizem, é o sistema educacional, um dos melhores do mundo. No entanto, foi possível ver a educação do povo por meio de uma cidade limpa, um trânsito organizado, uma cidade que respeita os turistas. Apesar de ser desprovida de recursos naturais – até a água é importada – é um lugar que não deixa nada a desejar. Só que é uma cidade cara. Quando estávamos lá, eu tinha dúvidas se era uma cidade cara para os nossos padrões ou se ganhamos pouco. Depois de conhecer Chinatown, deixei de pensar nisso. Acho que não é uma coisa nem outra. Afinal, tivemos uma oportunidade que muitos não têm.

E agora? Agora só resta agradecer a Deus por ter tido a chance de viver esses dias maravilhosos. Agradeço, também, aos organizadores – Tsai e Huang e sua filha maravilhosa – e ao grupo pelo carinho e companhia. Foi muito bom, pessoal. Bom retorno a todos e tomara que possamos viver outras experiências tão boas ou melhores numa próxima oportunidade.

Beijo grande.

Anúncios
comentários
  1. Christina disse:

    I am so impressed with your write-ups of your journey. I felt like I was there! Thank you so much for sharing this with us.

    • eidregina disse:

      Dear Chrissy, I am so happy you have enjoyed my blog. Really, it was a nice trip. Bali is wonderful. Consider the idea of going there some day. I am sure you will love it. I have a dream with you. It was so real. Hope to see you in November. Kisses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s